BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Piratas da Somália são presos em ação da Inglaterra e da Espanha

Militares apreenderam armas e destruíram barcos no Golfo de Aden.
As fotos foram divulgadas pelo Exército britânico, e mostram a abordagem dos piratas somalis no Golfo de Aden. Foram apreendidos dois barcos, ganchos, correntes, combustível metralhadoras e até um lançador de granadas.
A ação coordenada entre militares britânicos e espanhóis prendeu os piratas e destruiu os barcos usados por eles.

Abshir Boyah, um alto e notório chefe-pirata somali que admite ter sequestrado mais de 25 navios e ser um membro de um conselho secreto de piratas chamado A Corporação, disse estar pronto para fazer um acordo. 

Enfrentando uma pressão naval cada vez maior nos mares e, agora, uma crescente crítica em terra firme, Boyah tem viajado entre anciãos e xeques religiosos cansados dos piratas e de seus vícios. Ele promete deixar o negócio bucaneiro caso certas exigências sejam cumpridas. 

Cara, esses islâmicos querem decepar minhas mãos, resmungou ele sobre um prato de carne de camelo e espaguete. Os xeques pareciam tê-lo agitado mais que a frota de navios de guerra estrangeiros patrulhando a costa. Talvez seja a hora de alguma mudança, disse.

Pela primeira vez nesta região infestada de piratas, o sul da Somália, algumas das comunidades que prosperavam com os dólares da pirataria  suprindo esses afamados criminosos com abrigo, apoio, noivas, respeito e até mesmo ajuda governamental  agora tentam expulsá-los. 

Milícias antipiratas estão se formando. Xeques e líderes governamentais embarcam numa campanha para excomungar os piratas. Os líderes locais ordenam a eles que saiam da cidade e pregam, em mesquitas, para que as mulheres não se casem com esses não-islâmicos, desonestos "burcad badeed" expressão em somaliano que significa bandido do mar.

Existe ainda um novo sinal num estacionamento em Garoowe, a capital da região semi-autônoma de Puntlândia, que pode ser a única de seu tipo no mundo todo. As grossas letras vermelhas dizem: piratas não são permitidos. 

Assim como a violência, a fome e o warlordismo (do termo em Inglês que designa os senhores da guerra) que engolfaram a Somália, a pirataria é uma consequência direta  e, segundo alguns somalis, inevitável de uma sociedade degradada por 18 anos sem um efetivo governo central e cuja economia foi esmagada por uma guerra.


Com informações :conexão marítima

Nenhum comentário: