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quarta-feira, 6 de maio de 2009

Log-In registrou produção na Navegação Costeira de 37,8% em TEU-Milha no 1T09

Também movimentaram 71,6% a mais de contêineres na Cabotagem no mesmo período.

Rio de Janeiro – A Log-In Logística Intermodal S.A. (Bovespa: LOGN3) apresenta seus resultados relativos ao 1T09. A Log-In é a primeira e única empresa no Brasil, na área de logística, capaz de oferecer ao mercado soluções integradas para movimentação portuária e transporte de contêineres porta-a-porta, por meio marítimo ou ferroviário, complementado por transporte rodoviário de curta distância, bem como para a armazenagem de contêineres através de seus terminais terrestres intermodais de carga. A Companhia conta com uma frota de sete navios utilizados para Navegação Costeira, um terminal portuário de contêineres situado em Vila Velha (ES) e dois terminais multimodais, localizados em Uberlândia (MG) e em Camaçari (BA).

De acordo com a Companhia, o 1T09, o EBITDA ajustado da Log-In somou R$ 0,7 milhão e a margem EBITDA ajustado foi 0,7%. O EBITDAR ajustado foi R$ 6,7 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 6,4%.

Excluídos os montantes relativos ao Programa de Participação nos Resultados referente ao ano de 2008, pagos em março de 2009, o EBITDA ajustado da Log-In totalizou R$ 8,2 milhões no 1T09 (margem EBITDA ajustado de 7,9%) e o EBITDAR ajustado somou R$ 14,2 milhões (margem EBITDAR ajustado de 13,6%).

A receita operacional bruta alcançou R$ 119,4 milhões e os custos dos serviços prestados, R$ 91,1 milhões. Foram movimentados 45.375 TEUs e 6,5 mil toneladas de carga geral no TVV, com geração de receita bruta de R$ 31,6 milhões no 1T09. O EBITDA somou R$ 11,1 milhões e a margem EBITDA do Terminal atingiu 41,2%.

Na Navegação Costeira, 26.747 TEUs foram movimentados, com produção de 37,2 milhões de TEU-Milha, crescimento de 35,1% e 37,8%, respectivamente, comparado ao 1T08. A receita bruta somou R$ 65,1 milhões, o EBITDA ajustado foi negativo em R$ 0,1 milhão e o EBITDAR ajustado foi de R$ 5,7 milhões. A margem EBITDA ajustado foi (0,2%), frente a (3,9%) no 1T08. A margem EBITDAR ajustado no 1T09 foi 9,9%, ante 6,5% no 1T08.

No Trem Expresso foram movimentados 248,8 milhões de TKU, 7,9% acima do 1T08. A receita bruta totalizou R$ 21,9 milhões e o EBITDA, R$ 0,7 milhão. A margem EBITDA foi 3,6%. No 1T09, o prejuízo líquido foi de R$ 0,6 milhão, correspondente a prejuízo por ação em circulação de R$ 0,01.

O diretor-presidente e de Relações com Investidores da Log-In, Mauro Dias comenta os resultados: “ O início de 2009 se mostrou um período turbulento para a economia em todo o mundo e também no Brasil. O forte declínio na atividade econômica somou-se aos impactos sazonais, que fazem deste período o de mais fraca atividade para os negócios da Log-In. Com isto, encerramos o 1T09 com EBITDA ajustado de R$ 0,7 milhão e margem EBITDA ajustado de 0,7%. O EBITDAR ajustado foi R$ 6,7 milhões e a margem EBITDAR ajustado, 6,4%. Excluídos os montantes relativos ao Programa de Participação nos Resultados referente ao ano de 2008, pagos aos empregados em março de 2009, o EBITDA ajustado da Log-In totalizou R$ 8,2 milhões no 1T09 (margem EBITDA ajustado de 7,9%) e o EBITDAR ajustado somou R$ 14,2 milhões (margem EBITDAR ajustado de 13,6%).

Neste ambiente econômico global desfavorável observamos dois cenários bem distintos para nossas operações. As operações no TVV e da Navegação Costeira nos segmentos de cargas Mercosul e Feeder, foram diretamente afetadas pela forte redução nos fluxos de comércio exterior. A movimentação de cargas no TVV apresentou redução de 30,1%, em linha com a queda observada nos principais portos brasileiros. Embora uma recuperação mais forte não possa ainda ser observada, o fato de não termos tido redução na oferta de serviços no Terminal pelas linhas de navegação durante o 1T09, mas sim redução na movimentação de cargas por escala, sinaliza a expectativa por parte dos armadores de recuperação no volume movimentado no TVV.

No caso dos fluxos de comércio exterior atendidos pela Navegação Costeira, o principal reflexo negativo da crise econômica se deu no serviço Mercosul, em função das restrições impostas pela Argentina à entrada de produtos brasileiros. Esperamos que as recentes ações do governo brasileiro possam ter efeito positivo para a retomada dos fluxos de comércio entre os dois países ainda no decorrer deste ano.

Já nos segmentos da Log-In que estão expostos à dinâmica interna da economia brasileira, que compreende as cargas de Trem Expresso e de Cabotagem, estamos confiantes que, mesmo que se confirme o cenário de retração econômica no Brasil em 2009, continuaremos crescendo através de ganhos de market share, com a busca por soluções mais eficientes e com menores custos logísticos por parte dos nossos clientes. Os números do 1T09 confirmam esta visão, pois movimentamos 71,6% a mais de contêineres na Cabotagem e a produção da Navegação Costeira cresceu 37,8% em TEU-Milha, enquanto que no Trem Expresso, foram movimentados 7,9% a mais de TKU em comparação ao 1T08.

Estamos ativamente buscando uma maior aproximação com nossos principais clientes, e neste sentido anunciamos recentemente os contratos com a Braskem e com a Monsanto Nordeste. Ampliamos o escopo dos nossos serviços de gestão logística para atendimento às plantas da Braskem localizadas no pólo de Triunfo, RS. O novo contrato com a Monsanto Nordeste, que nos garantirá a exclusividade no transporte de insumos entre Camaçari (BA) e São José dos Campos (SP) por dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, permitiu a ampliação de cerca de 25% dos serviços intermodais da Log-In no volume movimentado pela Monsanto.

Ainda em relação à Navegação Costeira, a contratação de operações com derivativos para cerca de 50% do volume de consumo de bunker previsto pela Log-In em 2009 realizadas no final de 2008 para mitigar o risco de possíveis aumentos do preço deste combustível vem se mostrando uma decisão acertada.

No 1T09, investimos R$ 26,1 milhões. Na construção dos navios porta-contêineres o processamento de aço para os dois primeiros cascos continua em andamento e estamos avançando com a fase de montagem dos blocos. A edificação em carreira do primeiro navio foi iniciada em abril e está previsto até o final do 3T09 a conclusão do projeto de engenharia, rigorosamente dentro do cronograma previsto. As obras de expansão do TVV e do Tercam também seguem conforme seus respectivos cronogramas. Além dos investimentos da Log-In na expansão da capacidade do TVV, vale destacar o avanço do projeto de dragagem do canal de acesso para 14,5 metros, obra do PAC de responsabilidade do Governo Federal, que tem o início dos trabalhos previsto para os próximos meses. No Tercam as obras da primeira fase da expansão deverão estar concluídos até o final do 2T09, quando já teremos 9.000 m2 adicionais de área de armazenagem, a nova portaria e o novo estacionamento para caminhões em operação. Também estão previstas para o 2T09 o início das obras de responsabilidade da Log-In no terminal intermodal em Paulínia, SP.

O primeiro trimestre nos mostrou que temos grandes desafios no ano de 2009. Estamos preparados para explorar as oportunidades que estão sendo geradas pelo atual cenário econômico, buscando melhorar cada vez mais nossa performance operacional e avançar com nossas iniciativas para redução de custos e na implantação do nosso plano de crescimento, consolidando a Log-In na posição de líder do mercado brasileiro de serviços intermodais”, conclui o executivo.

Lucro Bruto: No 1T09, o lucro bruto foi de R$ 13,2 milhões, frente a R$ 12,6 milhões no 1T08. Nos últimos doze meses, findos em 31 de março de 2009, o lucro bruto foi de R$ 90,4 milhões. Receitas (Despesas) Operacionais

No 1T09, as despesas operacionais somaram R$ 17,5 milhões, ante R$ 11 milhões no 1T08. Nessa rubrica estão incluídos os recursos pagos aos empregados da Log-In relativos aos Programas de Participação nos Resultados (PR) nos anos de 2008 e 2007.

Resultado Operacional – EBIT: No 1T09, o resultado operacional antes da equivalência patrimonial e do resultado financeiro, medido pelo EBIT, foi negativo em R$ 4,4 milhões e a margem EBIT, negativa em 4,2%. Excluindo-se os efeitos do pagamento da PR, o EBIT somou R$ 3,1 milhões e a margem EBIT, 3%. No 1T08, esse resultado foi positivo em R$ 1,6 milhão, com margem EBIT de 1,9%.

O EBIT da Log-In nos últimos doze meses findos em 31 de março de 2009 totalizou R$ 47,5 milhões.

Resultado Financeiro: O resultado financeiro líquido no 1T09 foi positivo em R$ 3,4 milhões, ante resultado positivo de R$ 5 milhões no 1T08. As receitas financeiras somaram R$ 5,5 milhões, as despesas financeiras totalizaram R$ 2,3 milhões e variações monetárias e cambiais foram de R$ 0,1 milhão.

A Log-In contratou operações com derivativos através de instrumento a termo de combustível, utilizando o ativo bunker, referência US Gulf Coast FO 3%, durante o 4T08. O objetivo da Log-In com essas operações foi mitigar o risco de eventuais aumentos de preço do combustível utilizado pelos seus navios, considerando cerca de 50% do consumo projetado durante o ano de 2009.

A contratação de operações com derivativos tem como objetivo adequar a exposição da Log-In aos riscos relacionados a preços de commodities, preços de energia, taxas de juros, moedas, ações e crédito, quando existentes, de forma consistente com o planejamento estratégico da Companhia. As operações contratadas pela Log-In visam constituir uma carteira de derivativos que, em conjunto com os ativos e passivos a serem protegidos, proporcionem uma maior estabilidade ao seu fluxo de caixa e à sua rentabilidade frente à volatilidade dos preços e taxas relacionados. A Log-In não realiza operações de aposta em tendências, e seu limite máximo de comprometimento está relacionado ao volume de ativos ou passivos ao qual a Companhia está exposta.

O resultado da marcação a mercado das operações em aberto e da liquidação das operações vencidas no primeiro trimestre apontou ganho de R$ 1,2 milhão, que está refletido no resultado financeiro líquido do 1T09.

Resultado Líquido: No 1T09, foi registrado prejuízo de R$ 0,6 milhão, equivalente a prejuízo por ação em circulação de R$ 0,01. Considerando os últimos doze meses, findos em 31 de março de 2009, o lucro líquido da Log-In somou R$ 56,7 milhões.

Endividamento: Em 31 de março de 2009, o valor total da dívida da Log-In (com perfil de longo prazo) era de R$ 35,1 milhões, correspondente apenas ao financiamento da construção dos navios porta-contêiner com recursos do Fundo da Marinha Mercante, repassados à Companhia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. As disponibilidades somavam R$ 144,4 milhões e o caixa líquido da Companhia era de R$ 109,3 milhões. Cabe mencionar que a Log-In não possuía dívida de curto prazo ao final do 1T09.

Investimentos: Os investimentos realizados pela Log-In durante o 1T09 somaram R$ 26,1 milhões. Desse montante, R$ 15,9 milhões, equivalente a 60,9% do total, foram alocados na construção dos navios porta-contêiner no Estaleiro Ilha S.A. – EISA, no Rio de Janeiro. Na expansão do TVV, foram investidos R$ 2,3 milhões e na ampliação do Tercam, foram gastos R$ 1,9 milhão. | Site: www.loginlogistica.com.br/ri.

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