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segunda-feira, 18 de maio de 2009

Tecnologia garante controle para as companhias de logística e entregas

A evolução das redes móveis de transmissão de dados também contribuiu para o avanço das soluções de localização e controle de frota. Combinando tecnologias de radiocomunicação e telefonia celular com o sistema de posicionamento global (GPS), as operadoras de telecomunicações são capazes de encontrar veículos e profissionais em suas áreas de cobertura. O recurso não necessita de altas velocidades para o tráfego de dados e traz inúmeras vantagens para empresas que dependem das informações de quem está na rua.
Um bom exemplo é a solução utilizada pela companhia de logística Direct Express. Cliente da Nextel, a Direct apostou na conectividade para gerir seus recursos de entrega. "Conectados, podemos atender às expectativas do setor de comércio eletrônico, que precisa de informações em tempo real sobre entregas", destaca Luiz Henrique Cardoso, diretor comercial.
Para ele, a opção pela radiocomunicação foi a mais acertada para a companhia pelo fato de a logística considerar o veículo e o entregador. "Não basta saber onde o carro está, precisamos de comunicação rápida com o profissional de campo, que também nos transmite dados sobre cada entrega". A Direct informa em tempo real a posição de cada encomenda. Após realizar a entrega, o portador envia mensagem via sistema para a central, informando que o trabalho foi concluído. Esta informação segue direto para as centrais de atendimento dos clientes da Direct. "Fazemos 600 mil entregas por mês, 25 mil por dia. Ou seja, uma entrega a cada três segundos. Sem tecnologia, seria um caos", comenta Cardoso.Ao todo, são 700 aparelhos Nextel em operação. Além de enviar sinais para o software de localização, que mostra onde está cada veículo da frota, os entregadores se comunicam via rádio com os centros de distribuição da Direct. Pelo sistema, eles também enviam informações sobre ocorrências nas entregas. Se um cliente não está em casa, a informação vai para a central de atendimento do lojista, que pode ligar imediatamente para saber se há outra pessoa para receber a encomenda. "Ganhamos tempo e reduzimos custos."
A transmissão de dados por telefonia celular foi a saída encontrada pela cooperativa Use Táxi, em São Paulo. Com frota de 360 carros, a empresa queria agilizar o atendimento e, ao mesmo tempo, aumentar o número de corridas. A solução veio com um software produzido pela Autocab, que utiliza redes com tecnologia GPRS para enviar dados para localizar veículos. Por meio do software, a central de atendimento identifica o carro mais próximo do endereço do cliente e envia mensagem de texto com a ordem de serviço para o motorista. "Reduzimos em 60% o tempo que o motorista levava para chegar até o cliente", destaca Arnaldo Sanches, diretor de operações da Use Táxi.
"Com a mesma frota, realizávamos 1,5 mil chamados por dia. Atualmente são 2,8 mil", comemora. O investimento com o software e o equipamento, que pode ser um computador de mão ou uma tela instalada no automóvel, foi, em média, de R$ 6 mil por unidade. Além disso, a empresa fechou contrato de serviços com a Claro, rede na qual trafegam seus dados, e contratou contingência com TIM, para não ficar sem serviço. "O custo-benefício da solução é indiscutível. Melhoramos o atendimento, ganhamos produtividade."

Fonte:
Valor Econômico
18/5/2009

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